Cognitiva

Serviços

A Cognitiva - Clínica de Aprendizagem Mediada possui serviços de excelência oferecidos em diversas especialidades, conheça:




Audiometria tonal e vocal

 Audiometria tonal e vocal

A audiometria tonal é um exame que avalia a audição de maneira subjetiva e tem como objetivo identificar a mínima quantidade de energia sonora que o indivíduo é capaz de perceber nas frequências de 250 a 8000 Hz. Detecta perdas auditivas, fornecendo informações sobre o grau e tipo de alteração, possibilitando intervenções apropriadas.

A audiometria vocal é um teste realizado com a apresentação de palavras e tem como objetivo avaliar a habilidade do indivíduo perceber e reconhecer os sons da fala.

Conheça os outros serviços da Cognitiva

Fonoaudiologia

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição." Fonte: Plenário do CFFa durante a 78ª SPO - março de 2004.

Avaliação Fonoaudiológica Avaliação Fonoaudiológica

A avaliação fonoaudiológica consiste em uma entrevista inicial, onde se busca os motivos da procura, levantam-se dados do desenvolvimento, da saúde geral e outras informações relevantes para o caso. Seguida do exame fonoaudiológico e juntamente com outros exames complementares, é avaliada a queixa do paciente e diagnosticada a natureza de seu problema, suas causas e consequências. E por fim é feita a reunião (devolutiva) com o paciente e/ou com seu responsável quando é passado o resultado da avaliação, os eventuais procedimentos terapêuticos e orientações específicas para cada caso.

Terapia Fonoaudiológica Terapia Fonoaudiológica

A terapia fonoaudiológica é realizada após a avaliação. É definido o planejamento terapêutico, onde as alterações, patologias e dificuldades do paciente serão trabalhadas. A frequência e o tempo de terapia dependem de vários fatores, entre eles a idade, tipo de alteração e disponibilidade do paciente. O número de sessões semanais também pode variar de uma, duas ou mais vezes por semana e a duração varia de 30 a 50 minutos.

Avaliação Audiológica
 Audiometria tonal e vocal Audiometria tonal e vocal

A audiometria tonal é um exame que avalia a audição de maneira subjetiva e tem como objetivo identificar a mínima quantidade de energia sonora que o indivíduo é capaz de perceber nas frequências de 250 a 8000 Hz. Detecta perdas auditivas, fornecendo informações sobre o grau e tipo de alteração, possibilitando intervenções apropriadas.

A audiometria vocal é um teste realizado com a apresentação de palavras e tem como objetivo avaliar a habilidade do indivíduo perceber e reconhecer os sons da fala.

Imitanciometria Imitanciometria

A imitanciometria é um exame objetivo que fornece informações sobre a pressão da orelha média, as condições da membrana timpânica, cadeia ossicular e o funcionamento da tuba auditiva. Investiga também a presença ou ausência dos reflexos do músculo estapédio.

Processamento Auditivo

O processamento auditivo é a maneira pela qual o cérebro reconhece e interpreta as informações sonoras. No sistema auditivo ocorre uma série de mecanismos e processos necessitando de habilidades específicas para interpretar a informação auditiva, como: figura-fundo, interação binaural, resolução temporal, sequência temporal, separação e integração binaural. Quando o indivíduo apresenta dificuldade em uma ou mais destas habilidades, ele pode apresentar imaturidade/déficit do processamento auditivo. As principais causas da alteração do processamento auditivo podem ser hereditárias, alterações neurológicas e infecções de ouvido recorrentes. 

Características Principais:

  • Audição normal
  • Dificuldade para compreender o que é falado, principalmente em ambientes ruidosos.
  • Pede para repetir com frequência o que é falado
  • Dificuldade de memória auditiva
  • Atenção curta
  • Agitado / hiperativo
  • Muito quieto / distraído
  • Atraso no desenvolvimento da linguagem oral 
  • Dificuldade em compreender piadas, metáforas e leitura
  • Alterações na fala e/ou escrita (principalmente p-b; t-d; f-v…)
  • Dificuldade no desenvolvimento da linguagem escrita – inversões de letra, orientação direita/esquerda, trocas ortográficas
  • Dificuldades na aprendizagem
  • Dificuldade no aprendizado da segunda língua
Avaliação do Processamento Auditivo Avaliação do Processamento Auditivo

A avaliação do processamento auditivo é um exame subjetivo realizado com uma bateria de testes verbais e não verbais padronizados e normatizados, com o objetivo de avaliar as funções auditivas. A investigação do processamento auditivo traz benefícios para o indivíduo, reduzindo o impacto do transtorno no seu dia a dia e otimizando a terapia fonoaudiológica.

Terapia do Processamento Auditivo Terapia do Processamento Auditivo

O tratamento dos déficits de processamento auditivo se concentra em três áreas principais: modificações ambientais, estratégias compensatórias e treinamento auditivo. As modificações ambientais muitas vezes são necessárias para melhorar o acesso à informação auditiva, como por exemplo, o posicionamento da criança em sala de aula, redução de ruídos competitivos durante a realização de tarefas escolares, entre outras que devem ser realizadas de acordo com as necessidades individuais. O uso de estratégias compensatórias tem como objetivo que o indivíduo perceba que pode assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de sua escuta, utilizando outros recursos para auxiliar na compreensão das informações auditivas, tornando-se um participante ativo nas atividades diárias de escuta. O treinamento auditivo consiste no trabalho direto do déficit auditivo apresentado. Para isso são utilizadas estratégias específicas e individuais que podem ser realizadas num trabalho formal (com cabina acústica) ou informal (em sala de terapia). A intervenção realizada com o treinamento auditivo tem como objetivo principal estimular a via auditiva favorecendo o canal auditivo para o aprendizado, sendo necessário em muitos casos, o trabalho paralelo das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Psicoterapia Familiar e Individual
Psicoterapia Familiar e Individual

A Psicoterapia Sistêmica visa atender famílias, casais, pais e pessoas que necessitam rever o seu padrão de funcionamento e inserir novas aprendizagens no seu modo de agir e responder às solicitações do dia a dia nos relacionamentos familiar, escolar, profissional e social.

Psicopedagogia
Psicopedagogia

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem, seus padrões normais e patológicos, atuando tanto no caráter preventivo quanto no terapêutico. Preventivamente no âmbito escolar, na família e na comunidade. Terapeuticamente avalia, planeja e faz a devida intervenção.

Nutrição
Nutrição

A Nutrição é uma ciência que estuda o alimento e suas relações com o corpo humano e seus diversos sistemas, buscando através da orientação nutricional prevenir e reduzir o avanço de doenças não transmissíveis. A atuação de um nutricionista é bastante ampla, sendo que o acompanhamento individual e personalizado permite que o atendimento nutricional alcance um bom resultado.

Pediatria e Homeopatia
Pediatria e Homeopatia

Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos (puericultura) ou curativos.

Homeopatia é um ramo da medicina que procura equilibrar o indivíduo, diminuindo sua sensibilidade às doenças, de tal modo que se torne saudável física e psiquicamente. O médico homeopata trata o doente e não suas doenças.

Pedagogia
Pedagogia

Pedagogia é a ciência que trata da educação e instrução de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo, acompanhando e avaliando o processo de aprendizagem e as aptidões de cada indivíduo.